segunda-feira, 13 de abril de 2009

Qualidade de vida

"Percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores em que vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (THE WHOQOL GROUP, 1995).
Nesta definição, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), podemos perceber o caráter multidimensional do conceito, ou seja, sua subjetividade e sua dependência com a reflexão de cada indivíduo.
Portanto, o que vem a ser qualidade de vida?
Na verdade, seu conceito abrange incontáveis áreas ,como sociologia, medicina, segurança no trabalho, educação... Isto torna difícil seu estudo detalhado. Desta maneira, podemos reduzir seu alcance para a área que mais nos interessa: Saúde.
Quando se fala em qualidade de vida em termos de saúde, logo pensamos em atividades físicas regulares e uma boa alimentação, o que não deixa de modo algum de ser verdade. Esta é a ideia básica. Uma pessoa que preze por sua saúde realmente deve se preocupar com estas medidas. Porém, sempre pensando numa das palavras-chave de QV: EQUILÍBRIO. Um cidadão normal não precisa mais do que meia hora de atividade física regular, em torno de cinco vezes por semana , junto com bons hábitos, para evitar uma variedade de doenças, como doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.
Outro tópico que deve ser lembrado é a saúde 'mental' de cada um. Principalmente quando tratamos da vida de cada um no trabalho. Neste, o conceito equilíbrio deve ser muito bem empregado. Cada um deve conhecer seus limites para e tentar não ultrapassá-los continuamente, sabendo que os maiores perigos para a saúde podem começar com o estresse. Além dos assuntos já citados, existem vários outros tão importantes quanto, como consumo de bebidas alcólicas, e até mesmo qualidade do ar. Também é muito importante pensar na educação de cada indivíduo, que , na verdade, geralmente caminha logo ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário