Cada um de nós é único. Cada ser humano tem características específicas, provenientes de heranças genéticas (denominadas genótipos) e inúmeros outros fatores desenvolvidos desde o nosso nascimento (denominados fenótipos). Cada um tem seu nível cultural e socioeconômico, sua raça, sua idade...Ou seja: cada pessoa é moldada a partir do momento que nasce, e nenhuma é igual.São nesses termos que se baseia o princípio da Individualidade Biológica. Segundo ele, para cada indivíduo, um determinado estímulo provoca uma adaptação específica, logo, um mesmo estímulo deverá provocar adaptações diferentes em pessoas diferentes. Em resumo, segundo este princípio, cada pessoa deve ter um treinamento personalizado. Deste modo, ele é mais prazeroso, e tem melhor rendimento físico e desportivo.
Portanto, qualquer atividade física e esportiva pode ser otimizada levando-se em conta este princípio. Para isso, não só atletas, como pessoas comuns que buscam praticar algo com regularidade podem se valer dele. Basta contratar o famoso "personal trainer": um treinamento personalizado com aplicação adequada diretamente a individualidade biológica, nível de condicionamento físico e objetivo de cada indivíduo.
Visto isso, é quando respeitamos nossa própria individualidade que verdadeiramente podemos alcançar nossos objetivos. E isso pensando tanto no nosso foco em atividades físicas quanto em outros aspectos da nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário