quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

"A ciência de viver bem"

"Use filtro solar. Coma frutas e verduras. Lembre-se do fio dental. Pratique pelo menos uma hora de exercícios físicos por dia. Passe longe do torresminho de bar. Aliás, falando em bar, trate de parar de encher a cara. Aproveite também para largar o cigarro. Beba dois litros de água filtrada por dia. E durma 8 horas por noite. Leia mais e sempre. Endireite as costas. Aprenda a meditar. Vá ao dentista regularmente. Se beber, não dirija. Faça um check-up por ano. Verifique se suas vacinas estão em dia. Não fique com o rosto colado na tela do computador. Trabalhe menos, divirta-se mais. Encha o prato com verduras, grãos e brotos. Esvazie-o de doces e gorduras. Limpe os ouvidos, mas cuidado com o cotonete. Sexo só com camisinha (aliás, este deveria ser seu mantra). Não dê pipocas aos macacos. Muito menos coma pipocas de desconhecidos."



Nem mesmo o título poderia ser diferente. Vistas todas as postagens deste ano, focadas em qualidade de vida, estudos comprovados, realização de exercícios físicos e boa alimentação, fica claro que boa parte das pessoas quer sim ser feliz, e que passamos a vida buscando "A ciência de viver bem" - título da reportagem da revista SUPERINTERESSANTE, edição 222 - e nada melhor que algumas dicas para alcançarmos a tal felicidade que todos procuram.

Primeiramente, precisamos destacar as dicas que estão presentes na reportagem e que estão também aqui, neste blog e no de todos que fazem parte deste programa da instituição. Num texto bem humorado e envolvente a jornalista Mariana Sgarion ressalta exatamente o que tentamos passar durante o ano todo em nossos blogs: ter uma boa qualidade de vida inclui, sim, praticar exercícios físicos e comer bem. Mas não tão rigidamente! Do mesmo modo que foi ressaltado por posts e mais posts, não precisamos ser desesperados e nos crucificar cada vez que não conseguimos um tempo para dar uma caminhada, ou cada vez que explodimos e comemos uma hamburgão ou uma barra inteira de chocolate. Não! O mais importante é ter equilíbrio e consciência que somos humanos, e, como tais temos todo o direito de errar, escorregar, e nos divertir. A felicidade é sim subjetiva, mas podemos alcaçá-la de uma maneira saudável, utilizando esta espécie de guia que a reportagem tornou-se. Veja bem: GUIA, e não manual ou constituição. Citando o texto, "O melhor mesmo para a saúde é o equilíbrio, a flexibilidade.", "(...)afinal, são as escapulidas que tornam a vida da gente divertida(...)".



Agora, alguns pontos novos que não foram abordados anteriormente aqui: além de uma alimentação saudável e uma prática de exercícios físicos, é interessantíssimo relatar outras atividades que, comprovadamente, melhoram nossa qualidade de vida, entre elas, ouvir música (SIM! OUVIR MÚSICA faz MUITO bem, inclusive rock pesado!), ter fé (não importa em que, seja fé de uma religião ou uma fé só sua, ter fé nos deixa mais felizes, seguros e aconchegados nesse mundão...), ter pelo menos um amigo ("um amigo e um amor", citando novamente o texto), e, ressaltando o que foi dito antes, NÃO LEVAR GUIAS COMO ESTE TÃO A SÉRIO!



---------

Clique aqui para ler a reportagem (recomendadíssimo)

Esta reportagem me trouxe à cabeça uma espécie de poema cantado, na voz de Pedro Bial (em português), chamado Filtro Solar. É como outro guia para uma vida feliz e saudável, e, além disso é uma música, e, como foi visto nessa reportagem, ouvir música faz muito bem! Clique AQUI para ouvir a música no "YouTube", e AQUI para ler a letra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário