quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

"A pirâmide de minhas atividades"



Esta pirâmide organizacional de exercícios propõe um esquema ideal de atividades físicas a serem incorporadas no nosso dia-a-dia, como estilo de vida. Observando-a detalhadamente, é possível observar que a realização de exercícios regularmente por um 'não atleta' é tão simples quanto arrumar nosso quarto ou ir à aula todos os dias.
Segundo este estudo, as atividades que devemos realizar TODOS OS DIAS, com frequência, não são as mais difíceis de se realizar, nem mesmo as que necessitam de local apropriado para sua realização ou um certo treinamento ou condicionamento em especial. Os exercícios que devemos realizar todos os dias para abandonar o sedentarismo não passam de ciclismo e caminhada. Ora, nem chega a ser complicado de realizá-las, basta deixar o carro de lado, por o tenis e caminhar até a padaria, ou à venda, ou, aos mais ousados, ir de bicicleta à escola! Trabalho9s domésticos, assim como a jardinagem também estão neste patamar, e quem não gosta de uma casa arrumada?
Já o segundo patamar prega os exercícios aeróbicos, que devem ser realizados numa frequência de 2h30min de atividade moderada ou 1h15min de atividade vigorosa, (ISTO POR SEMANA!), de acordo coma escolha de cada um. Certamente estas são atividades mais complicadas a serem realizadas, em especial a natação, já que é certo que, na nossa realidade, ter piscina não é um privilégio para todos! Mas sempre há uma saída: para quem prefere um esporte 'de cavalheiros', jogar tênis é uma ótima opção; já quem prefere algo mais 'pop', o basquete e, ousadia minha acrescentar, talvez o próprio futebol, paixão do brasileiro, podem ser a atividade escolhida; e para quem não gostou de nenhuma das opções anteriores, praticar corrida pode ser a escolha certa, já que só necessita de um par de tênis e uma estrada qualquer!
Certamente os dois primeiros patamares da pirâmide são facílimos, certo? A coisa não muda muito nos dois últimos patamares: primeiramente, porque a frequência para sua realização passa a diminuir, e, obviamente, por que só um prega exercícios físicos!
O terceiro (e último patamar de exercícios) é o mais especializado, e um pouco mais complicado de se realizar: são os exercícios de flexibilidade e força, que devem ser realizados 2x por semana e incluem alongamento, musculação, abdominal e ioga. Sim, é claro que ioga e musculação só encontramos em academias, e já fica mais salgado realizá-los, e alongamento e abdominal, que podem sim ser realizados em casa, são mais complicados por ecxigirem condicionamento, e para nossa segurança, um certo acompanhamento de quem entende. Mas são realizáveis!
Por último, temos a INATIVIDADE! Sim, ela também está presente na pirâmide de exercícios físicos. Certo, devemos 'realizá-la' com a menor frequência possível, principalmente se a atividade for ficar deitado, sem ao menos ler um livro para exercitar o cérebro! Mas... sim, podemos ter um momento 'vegetativo' nos nossos dias.
Portanto, no fim, o que esta bela pirâmide nos mostra é, simplesmente, que ser uma pessoa fisicamente ativa é fácil! De fato, parece até mais fácil que ser sedentário, além de ser mais saudável, e claro, nos deixar cada vez mais bonitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário