domingo, 10 de maio de 2009

Incentivo aos alunos!

Após discutir sobre atividades físicas e saúde e insistir na afirmação de que exercícios previnem várias doenças, chegamos a um ponto crucial: não são todos que têm oportunidade de praticar alguma atividade durante seu dia. Muitas pessoas passam a tarde trabalhando, ou até mesmo o dia inteiro, chegam cansados em casa, e não têm disposição alguma para praticar qualquer esporte. E aí, o que pode ser feito?
A única provável solução são os programas de incentivo planejados pelo governo e por várias instituições, que permitem que se pratiquem tais atividades em horários acessíveis para cada grupo, que podem até mesmo ajudar a aliviar a tensão de certas pessoas.
Pensando nisto, e seguindo a linha de pensamento do ministério da saúde, poderíamos promover alguns planos na nossa instituição de ensino:
Como todo a turma dispõe de horários livres durante a semana, seria possível aproveitar-se destes para apresentar aos alunos atividades recreativas interessantes, que chamem a atenção, em formato de oficinas. Pode-se, por exemplo, disponibiliza-las aos alunos duas vezes por semana, durante um mês. Seriam oficinas e palestras de incentivo à atividades físicas, não obrigatórias, oferecidas durante todo o dia. Estas atividades poderiam variar desde caminhasdas marcadas para certos horários pelo campus, oficinas de dança também marcadas para certos horários no espaço gramado que temos disponível, aulas de capoeira, alongamento, atletismo e até yoga, aproveitando-se a natureza que temos disponível na instituição. Estas atividades seriam oferecidas aos alunos durante um mês, sendo bem anunciadas nos nossos editais, chamando os estudantes e até mesmo funcionários, professores e coordenadores. Isso incentivaria mais os alunos, deixando a encargo de cada um participar ou não. Se, após o período de um mês, for observado o sucesso do programa, seria muito interessante deixá-lo ativo para o proveito dos estudantes.
Assim, poderíamos oferecer esta oportunidade à todos da instituição, cabendo a estes sua continuidade. Desta maneira, sempre com um clima descontraído, 'saindo' da atmosfera escolar e oferecendo atividades interessantes, de gosto popular, podemos incentivar todos os nossos colegas a ter uma vida saudável e leve, na nossa própria instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário