sábado, 2 de maio de 2009

Atividades físicas na promoção da saúde


http://veja.abril.com.br/especiais_online/esporte-seguro/index.html

Esta é uma matéria interativa da VEJA.com sobre atividades físicas na promoção da saúde, com vários artigos interessantes sobre doenças crônicas-degenerativas, sedentarismo, crianças e esxercícos físicos entre outros.
Como foi discutido no post anterior, o artigo principal da matéria ressalta que a prática regular de atividades físicas diminui a chance de desenvolvimento de doenças cronicas-degenerativas. Além disso, há alguns números bem interessantes: "(...)em uma corrida, por exemplo, o risco de morte por ataque cardíaco é sete vezes maior; porém, homens em boa forma possuem 50% menos chances de sofrer ataque cardíaco do que os sedentários, segundo estudo publicado pelo Journal of the American Medical Association, em 1982."
Ou seja, volta-se a afirmar: quem está em boa forma tem menos riscos que sedentários - chamados de 'atletas de final de semana', que não desenvolvem regualridade na prática de atividades física. É importante ressaltar a citação do cardiologista Nabil Ghorayeb :“O problema dos atletas de fim de semana é que o corpo não está preparado para realizar uma determinada intensidade de trabalho. Assim, o exercício se torna um gatilho de um evento cardíaco, que pode ser a própria parada cardíaca e a morte súbita”.
Assim, ao mesmo tempo que um bom exercício pode evitar várias doenças, quem não está preparado para praticá-lo pode perder muito mais que alguns quilinhos. Portanto, é imprescindível conhecer seus limites- novamente como foi dito em posts anteriores-, para adquirir hábitos saudáveis.
Um último ponto importante que pode se retirar da matéria: “A idade nunca deve ser uma justificativa para impedir a prática de esportes. A atividade física proporciona muito mais benefícios do que causa problemas para os idosos”. Sendo assim, não há idade para se começar nem para se parar de praticar esportes: para idosos, isto combate e previne a osteoporose, fortalece a musculatura e preserva as articulações, libera endorfina, fator que melhora a depressão e a memória, melhora a capacidade respiratória, entre outros benefícios. Já para ciranças, os exercícios provém desenvolvimento intelectual e metabólico, força e agilidade, desenvolve agilidade motora, além dele ou dela aprender a cair e não se machucar.
Visto isso, o importante é regularidade, equilíbrio, e alguns cuidados: quando são empregados, só têm a acrescentar na saúde, seja em uma criança de 8 ou em um senhor de 80 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário