Como vimos no post anterior, alimentação saudável e qualidade de vida são intimamente relacionadas e ambas são indispensáveis uma para outra. É possível considerar o exercício físico aliado à uma ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, como fator capaz de influenciar, positivamente, na qualidade de vida. Mas, afinal, o que é uma alimentação saudável? Primeiramente, precisamos definir o conceito de 'alimento'. Para que, afinal, servem os alimentos? Como os alimentos possuem diversas funções em nosso organismo, costuma-se dividi-los em três categorias - energéticos, construtores e reguladores - para melhor entender sua importância:
ALIMENTOS CONSTRUTORES - os tecidos do corpo possuem a capacdade de cicatrização e reestabelecimento, e são responsáveis pela construção do organismo. Para isto ocorrer, precisamos ingerir certos alimentos que auxiliam nestas fuções. São os alimentos construtores, representados pelas carnes em geral, leite e derivados, feijão soja, etc.

ALIMENTOS REGULADORES - é de conhecimento geral que o organismo necessita de nutrientes que regulam seu funcionamento,prevenindo doenças e ajudando na digestão dos alimentos. São nutrientes reguladores as vitaminas e os minerais, e estes são ingeridos através de certos alimentos, que compõem este grupo: todas as frutas, legumes e verduras, principalmente.
ALIMENTOS ENERGÉTICOS - como todas as máquinas, o corpo humano precisa de energia para funcionar: quando andamos, brincamos, corremos, trabalhamos e até mesmo dormimos, nosso corpo trabalha para nos manter vivos, e precisa de certa quantidade de energia para nos proporcionar a capacidade de fazer tais coisas. TODOS os alimentos oferecem certa quantidade de energia, uns mais do que outros. Os que têm grande capacidade energética - o famoso 'valor energético' - estão neste grupo, portanto. Como exemplos pode-sem citar os cereais, doces e pães.
Visto isso, pode-se concluir que, para um bom funcionamento, nosso organismo necessita de todos estes nutrientes, que podem ser encontrados em uma ampla variedade de alimentos. Sendo assim é necessário haver uma preocupação saudável em relação à nutrição, e, com um bom acompanhamento, cada um pode adaptar sua dieta a seus valores pessoais, bastando, para isso, subsituir e balancear cada tipo de alimento, de acordo com suas vontades.
Os alimentos não devem ser vistos como vilões em hipótese alguma. Eles são importantíssimos tanto para nosso funcionamento como seres humanos quanto para o próprio lazer de cada pessoa, pois também proporcionam prazer. E, assim como tudo o que nos proporciona certos 'prazeres', o que importa é não exagerar. Estando presentes na dieta, devidamente equilibrados, de acordo com cada necessidade fisiológica e, claro, nunca em demasiado, os alimentos podem melhorar e muito a qualidade de vida do indivíduo.
me ajudou muito
ResponderExcluir