domingo, 28 de junho de 2009

Nutrição e energia

Para uma pessoa poder viver normalmente, é necessário ingerir certa quantidade de energia para realizar suas atividades. Não existem cálculos precisos para se calcular esta quantidade, mas existam alguns que se aproximam. Irei apresentar dois aqui.


Usando como exemplo um homem saudável, de 70 kg e 1,80m de altura:

1. Podemos calcular a energia necessária de acordo com orientação da OMS e da FAO , de 1985: calculando o metabolismo basal em 24 horas, de acordo com peso(p) e altura(h) do indivíduo.

11,3 p + 16 h + 901=VET

Onde VET é igual a valor enegético total.Este cálculo utilizado baseia-se também na idade do indivíduo. Neste caso, considera-se um indivíduo de 30 a 60 anos. Portanto:

11,3x70+16x1,80+901= 791+28,8+901= 1720,8kcal/dia

Ou seja, o homem em questão, sendo moderadamente ativo, necessita de 1720 kcal por dia para realizar suas atividades.Isto de acrdo com este cálculo.

2. Há ainda outra maneira de se calcular a energia necessária.

  • Considerando-se apenas a energia básica necessária (apenas para realizar-se as atividades vitais do organismo), podemos utilizar o seguinte cálculo:

p x 24 horas x 1,3 kcal

Sendo que estas 1,3 calorias são necessárias para manter funcionando 1kg de massa durante 1 hora. Portanto:
70x24x1,3= 2184kcal

Assim, de acordo com este cálculo, são necessária 2184 kcal para manter um homem saudável 'funcionando' durante um dia inteiro.

  • Considerando-se agora um homem moderadamente ativo, a quantidade de calorias necessárias para manter o organismo funcionando aumenta para 1,5. Assim: 70x24x1,5= 2520kcal
Agora, de acordo com o cálculo, um homem moderadamente ativo necessita de 2520kcal por dia para sobreviver.


Podemos notar, portanto, que não existe um cálculo preciso para saber a quantidade exata de energia necessária para se sobreviver. Além disso, os cáculos existentes divergem quanto ao resultado.Sendo assim, não é possível ter um número muito exato, MAS, ao longo do tempo, qualquer um percebe a quantidade de energia necessária para sua própria sobrevivência. Visto isso, ninguém melhor para julgar nosso metabolismo que nós mesmos, já que não existem pessoas iguais no mundo, e cada uma precisa de quantidades diferentes.

O que podemos fazer, portanto, é conhecermos a nós mesmos e nunca chegar a extremos, ou seja, nunca ingerir muuito mais energia que o necessário ou menos do que precisamos. Estes exageros podem ocasionar perigosos efeitos colaterais nos nossos organismos.

O importante é saber que o corpo é uma máquina muito eficiente, que nos avisa quando há algo errado, ou quando há energia de mais ou de menos, por assim dizer. Não existe máquina nem cálculo mais eficiente do que nosso organismo é capaz de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário