Nos dias de hoje, são criados cada vez mais e mais atrativos tecnológicos para jovens em geral. É impossível ser jovem e não gostar da tecnologia! Mas o que acontece quando computadores, internet, vídeo games, televisão, entre outros, invadem todo ou a maioria do tempo livre de nós, adolescentes. Como foi proposto na atividade 6, foi feita uma pequena pesquisa sobre a presença das atividades físicas na vida de jovens como nós. Foram elaboradas dez perguntas:2.E seus pais, preocupam-se com a mesma?
3.O dia é ensolarado e não há nada para fazer. Caminhada ou televisão/cinema/computador?
4.Você já praticou algum tipo de atividade física regular (aulas de esportes, como natação, ou simplesmente caminhadas, etc)
5.Se praticou, foi por vontade própria ou exigência dos pais?
6.Ainda as pratica?
7.Se ainda pratica, as faz por vontade própria?
8.Você é influenciado por alguém a fazer atividades físicas? Por quem?
9.Se a resposta para a pergunta 6 for negativa, o que mais dificulta ou impede a prática de exercícios físicos em seu dia a dia?
10. Por fim, as aulas de Educação Física de sua instituição de ensino são produtivas, ajudam na prática diária de exercícios e o inspiram a praticá-los fora do colégio?
Foi postada a seguinte informação no blog matriz: “Com a tecnologia dos dias de hoje, muitos adolescentes deixam de praticar exercícios físicos, muitas vezes, porque simplesmente adoram ficar sentados em frente ao computador, ou até por preguiça”.Porém, os jovens precisam lembrar que, sem saúde, não há qualidade de vida.Muitos adolescentes não se preocupam com a saúde, tornando-se sedentários. São pessoas que, só ao chegarem à idade adulta, irão se preocupar com a qualidade de vida.” Desta maneira, é possível classificar esta afirmação como verdadeira, pelo que foi observado na pequena pesquisa feita.
Foi possível observar que os jovens estão cientes dos benefícios e da importância das atividades físicas. Porém, tornou-se um costume não praticá-los pelos motivos corretos ou pelo menos regularmente. Os pais, por sua vez, também estão cientes das mesmas questões, e geralmente exigem um certo esforço dos filhos, mas não os obrigam, nesta idade, a praticá-los. Além disso, também é possível observar a falta de tempo alegada pelos adolescentes, além da falta de dinheiro para praticar atividades físicas. Isso demonstra que atividades ao ar livre, como corridas pela cidade ou nos parques, não são vistas como um bom exercício, ou não são observadas desta maneira, além de não serem consideradas viáveis por conta da violência nas ruas
.
Concluindo, a prática de atividades físicas regulares para adolescentes nos dias atuais é rara. Ou seja, é difícil observar um jovem entre 13 e 18 anos caminhando em seu tempo livre, em contrapartida, é muito fácil encontrar um em lan houses, por exemplo. Certamente isso se deve pelo fato da ampla difusão da tecnologia e da maior mobilidade e comodidade da mesma. É fato que adolescente é, geralmente, um pouco ‘preguiçoso’, e, com tantos passatempos divertidos disponibilizados pela tecnologia, a prática de esportes e outras atividades físicas regulares pelos mesmos foi posta de lado. A pergunta que fica no ar é: como contornar esta situação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário