sexta-feira, 30 de abril de 2010

A vida, a moda e a juventude-parte 4



A marca coca-cola certamente é a mais conhecida e vendida por todo o mundo. Sua maior (e ouso dizer única) concorrente é a Pepsi. A Coca-Cola Company produz diversos tipos de produtos, cujos mais conhecidos são os refrigerantes, mas a marca de roupa também vem conquistando o mercado brasileiro. O refrigerante, originalmente desenvolvido a partir de um tônico, chegou a ser vendido como remédio nos Estados Unidos.

A marca conquistou o mundo de forma curiosa: na Segunda Guerra Mundial soldados americanos enviaram uma carta à empresa pedindo-lhes que lhe fornecessem a bebida. Motivada pelas cartas, a Coca-Cola resolveu arcar com os custos e enviar pequenas fábricas móveis de refrigerante ao front de batalha. A tentativa deu certo: como a marca tinha ligação com os Estados Unidos, a bebida adiquiriu fama entre seus aliados e soldados americanos passaram a fzer propaganda do produto. Até hoje, a marca tem um papel de símbolo patriótico para os norte-americanos.

Existem diversas controvérsias sobre os danos que o produto pode ter ao nosso organismo. Porém, nada foi comprovado, e nutricionistas afirmam que só há prejuízo se o refrigerante for tomado em grande excesso. Fora estes boatos, a maior contorvérsia que existe em relação à marca é a ligada à Dolly, cujo presidente foi ameaçado por um ex-funcionário da Coca ainda ligado à empresa pois não queria vendê-la à companhia. Tudo foi filmado e não existem provas do contrário. Contudo, curiosamente, além de uma pequena chamada da Rede Record e Rede TV!, onde a marca Dolly é patrocinadora, o caso não foi noticiado, apesar de polêmico.

O Marketing



A característica mais marcante da Coca-Cola Company é sua inteligência nas jogadas de marketing. Seus slogans são mundialmente conhecidos e houve até mesmo um criado pelo poeta Fernando Pessoa.
Os anúncios da marca são sempre muito influentes e penetrantes, chegando a ser onipresentes em certos lugares do mundo, como ao sul da América do Norte, em especial Atlanta, onde a marca foi criada. Nas olimpíadas, inclusive, a propaganda gratuita da marca era inevitável, mesmo que esta não patrocinasse os jogos.

A jogada mais inteligente da marca certamente é ligada ao natal: é frequentemente creditada a bebida a imagem do Papai Noel moderno, mesmo sabendo-se que este tem origem de muito antes da criação da companhia, mas apesar disso as cores vermelho e branco realmente servem como propaganda para a marca. Coca-Cola, em vários lugares, é a marca do Natal.

Quem não lembra do slogam "O lado Coca-Cola da vida" ou não se diverte ao embalo de "Essa é a real", slogan de 2003 da companhia no Brasil? Ou então quem não lembra dos ursos polares que marcam o Natal da empresa? E mais recentemente: quem não adora a música-tema da Copa do Mundo da África do Sul, criada pela companhia?
É por essas e outras que a Coca-Cola Company é lider em vendas e em marketing POR TODO O MUNDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário